A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove no próximo dia 5 de novembro, às 11:05 horas, a 9.ª edição do exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado A TERRA TREME.

A data apontada para a sua realização coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.

Esta iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.

O exercício propriamente dito compreende à prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente, são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.

A TERRA TREME tem um website dedicado (www.aterratreme.pt) que disponibiliza informação sobre o Exercício e recursos de divulgação.

Participe!

Notícias e Eventos

.