Zona de Escalada da Fraga | Freguesia de São Miguel de Poiares

10-AGO-2020

Zona de Escalada da Fraga | Freguesia de São Miguel de Poiares

Já foi inaugurada a Zona de Escalada da Fraga, no passado dia 01 de agosto de 2020, na estrada que liga as Piscinas da Fraga à Capela de Alveite Grande. Agora já é possível praticar escalada nesta Freguesia.

Nesta zona de escalada existem quatro setores:

– no setor “Miradouro” pode-se contemplar a vista, não só perante o vale da Fraga mas também para Vila Nova de Poiares. Aqui se encontram cinco vias com dificuldades do IV+ ao 6c. (altura das vias de 8 a 10 metros);

– no setor “Penedo do Mouro” estão  duas vias na gruta com uma dificuldade superior (6c e 7a, altura das vias de 8 metros);

– no setor do “Penedo da Desgraça” encontra-se a maior concentração de vias, 19 no total, oferecendo aos praticantes, vias de qualidade e diversidade técnica até à dificuldade de 7b+;  encontra-se também aqui a primeira via de escalada aberta nesta zona, no ano de 2007, por José Miguel Pereira: a via “Zé Cogumelo”, que é uma via de autoproteção, sendo necessário o uso dos respetivos equipamentos (altura das vias de 10 a 18 metros);

– a “Rua Sésamo”, quanto ex-libris da zona, oferece aos praticantes de todas as faixas etárias quinze vias com ratio de dificuldade do III grau ao 6a – é sem dúvida o setor onde o conceito “escalada em família” serve na perfeição. Tem a particularidade da existência de duas vias que permitem a iniciação à escalada “multi-largos” (altura das vias é de 5 a 15 metros).


Vem experimentar!!

Para isso, pode-se contactar o 919079852 ou 918 315 337 (Capitão Dureza – Rui) ou através do email info@capitaodureza.com ou, ainda, através do site https://www.capitaodureza.com.

Para uma melhor visualização dos setores de escalada, clicar aqui.

Para informação complementar, consultar o site da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.


Depois da escalada …

Dirigiu-se ao ponto de água potável ou aos WC’s situados junto à Capela de Alveite Grande, mas pretende algo mais?


  • Partilhar